Atrações do Entorno

    Nova Iguaçu


  Foto : divulgação

Inaugurado em 2004, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro reúne, em seus dois andares, galerias de arte e uma sala para oficinas educativas. E, num prédio anexo, um teatro, com capacidade para 140 pessoas,  e uma biblioteca.

Por sua vez, a Biblioteca Municipal Central Cial Brito, que está instalada no terceiro andar do mesmo prédio, disponibiliza cerca de 15 mil livros para pesquisa e empréstimo à comunidade, além de ter um acervo multimídia. Também dispõe de uma sala especial para o público infantil, que foi inaugurada pelo escritor Ziraldo e recebeu o nome de “Menino Maluquinho” – todas as sextas-feiras, às 17h, o público é convidado a participar da atividade “Contação de Histórias”, com a participação de contadoras da própria biblioteca e voluntários do Espaço Municipal da Terceira Idade.

A biblioteca ainda abriga uma unidade do projeto Telecentro Comunitário de Nova Iguaçu. Nos 10 computadores ali instalados, o público tem acesso gratuito à Internet para suas pesquisas.

  Visitação : Galerias de arte e Sala de Produção Educativa, de terça a domingo, das 10h às 17h. A biblioteca funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h.

  End. : Rua Getúlio Vargas 51, Centro – Nova Iguaçu (ao lado da estação ferroviária)


  Foto : desconhecido

A igreja está situada no alto de uma colina circundada pela estrada de Madureira e se constitui num marco importante na paisagem, visível à distância. O acesso é feito por caminho calçado de pedras. Com espaços amplos ao redor, tem aos fundos um cemitério. A fachada é simples com frontão triangular. A torre, acoplada ao corpo principal, é arrematada por uma pirâmide de concreto e abriga o sino de cerca de 1850. Destaca-se no interior a pia batismal em pedra de lioz.  

A construção deu-se em 1736 nas terras do capitão Manuel Pereira Ramos e sua mulher Helena de Andrade Sotto Maior. No ano de 1752, recebeu autorização do bispo do Rio de Janeiro para que fosse construída uma “tribuna de honra”. Foi ampliada e reformada em 1853. No século XX teve o interior descaracterizado com o desaparecimento dos altares colaterais e a venda da talha e do altar-mor. O local foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1989. 

  End. : Estrada de Madureira, s/n, Marapicu.

  Tel. : (21) 2686-1987


  Foto : desconhecido

Fundada no século XVIII, localiza-se na estrada São Bernardino, Nova Iguaçu, no caminho para Tinguá, próxima à Reserva Biológica Federal do Tinguá. Situa-se em um outeiro, em cuja parte baixa do terreno, existiram construções como cavalariças, garagem para carruagens, estribaria, senzala, habitações para escravos domésticos e engenhos de cana e de mandioca. 

Sua construção terminou em 1875 e foi feita em estilo neoclássico. Seu primeiro proprietário foi o português Bernardino José de Souza e Melo. A fazenda produziu café, açúcar, aguardente, farinha de mandioca e extraiu muita madeira e exportou carvão. Foi tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1951.

  End. : Estr. Federal de Tinguá, 2023, Jacutinga - Nova Iguaçu


  Foto : desconhecido

Implantada sobre elevação, este é o único remanescente do conjunto arquitetônico da antiga Fazenda da Posse. Foi, na sua origem, uma das seis capelas filiadas à Freguesia de Santo António de Jacutinga. Construída por volta de 1760, foi consagrada em 1767, pelo bispo do Rio de Janeiro.

Quando a casa de fazenda foi demolida em 1971, só a capela foi preservada. A nave desta pequenina capela se estende para o exterior em um alpendre com seis colunas toscanas apoiadas em um patamar levemente elevado do terreno. Dentro, as imagens de Maria, Jesus e José estão bem conservadas, dispostas em oratório suspenso por estrutura metálica. 

  End. : Rua dos Contabilistas, s/n°, Alto da Posse - Nova Iguaçu


  Foto : Marcos Luz

No final da década de 70, os geólogos descobriram o primeiro - e, há quem diga, o único - vulcão brasileiro. Localizado na Serra de Madureira, no Maciço de Gericinó, ele está extinto há cerca de 40 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, sua boca tinha um quilômetro e meio, sua altura era de 300 metros, e, em erupção, o vulcão lançava rochas incandescentes de até duas toneladas. 
 
A Serra do Vulcão, como ficou popularmente conhecida a área, tem trilhas diversas e atrai adeptos de trekking e esportes radicais. A 600m de altura há duas rampas para prática de parapente e asa delta. Lá do alto, em dias de sol e céu claro, é possível se ter uma panorâmica de Nova Iguaçu, avistar a Serra de Tinguá, a praia da Barra da Tijuca, parte do bairro carioca Campo Grande e até mesmo o Cristo Redentor, com a ajuda de binóculos.

  End. : Trilhas pelo Parque Municipal da cidade e próximas à Universidade Iguaçu (UNIG), que fica na Av. Abílio Augusto Távora 2.134, bairro Jardim Redenção.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017